A importância da certificação de qualidade ISO 9001:2008

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Para a obtenção de uma certificação de Gestão de qualidade ISO 900l: 2008 faz-se necessário o enquadramento da organização/ empresa dentro um de um padrão Internacional que estabelece requisitos para um sistema de Gerenciamento de Qualidade.

Portanto, a certificação é focada na Gestão de Qualidade que engloba a garantia de qualidade. O projeto e a implantação de um sistema de gestão de qualidade de uma empresa são influenciados por várias necessidades, objetivos específicos, produtos fornecidos e outros.Como também, a documentação pode diferir de uma organização para outra devido: Tamanho da empresa e suas atividades; a complexidade dos processos e a competência Pessoal.

O sistema de gestão da qualidade é tudo que a empresa faz para gerenciar os seus processos e atividades. O sistemas de Gestão existem para assegurar que qualquer pessoa dentro da organização não faça o seu trabalho do seu jeito e sim conforme um padrão definido, existindo uma ordem na forma como a organização utiliza os seus recursos:tempo, dinheiro, capital intelectual, e outros.

O sistema de gestão de qualidade bem implantado, todos tem consciência sobre quem é responsável por fazer o que, quando, onde, como e por que. No Sistema de gestão de qualidade a organização deve estabelecer, documentar, implementar e manter um sistema de gestão da qualidade e melhorar continuamente a sua eficácia de acordo com os requisitos da norma.

A organização deve identificar os processos necessários para o sistema de qualidade e sua aplicação por toda a organização;

- determinar a seqüência de operações e controles eficazes;

- assegurar recursos informações e apoiar monitoramentos desses processos;

- monitorar, medir e analisar os processos;

- implementar ações que façam atingir os resultados planejados e a melhoria continua desses processos.

Todos esses processos devem ser gerenciados pela organização de acordo com os requisitos da norma. No sistema de gestão de qualidade o manual da qualidade, detalha o sistema de gestão da qualidade;

- os procedimentos documentados;

- a interação entre processos da gestão da qualidade;

- o controle de documentos servem para distribuição sejam controlados e evitar o uso não intencional de documentos obsoletos e aplicar identificação adequadas nos casos por qualquer propósito.

Responsabilidade da Direção deve ter o comprometimento com a implementação do sistema de gestão da qualidade e com a melhoria continua de sua eficácia mediante:

- atender aos requisitos dos clientes como também os estatutários;

- o estabelecimento da política da qualidade;

- a integridade do sistema de gestão, mesmo quando são planejadas e implementadas.

O recursos humanos tem a competência de conscientização, treinamento, habilidade e experiências apropriadas para o pessoal que executa os trabalhos que afetam a qualidade do produto.

A grande importância da certificação da qualidade ISO 900l:2008 para qualquer empresa, se dá pelo diferencial de qualidade, que abre as portas do mundo globalizado para as empresas certificadas, uma vez que , ao adquirirem produtos ou serviços dessas empresas o consumidor tem certeza que existe um sistema confiável de controle das etapas de desenvolvimento, elaboração, excussão, e entrega do produto provido de um tratamento formalizado com objetivo de garantir os resultado.




Leonardo F. Basilio Leonardo F. Basilio  /  Site do autor  /  Qualidade  / Data: 28/09/2009  / Views: 30.579 / Mais artigos deste colunista

Engenheiro de Produção Mecânica, Administrador pós Graduado em Gestão de Qualidade com sólida experiência na área de consultoria, auditoria e treinamentos nas normas ISO 9001, ISO 14001, OHSAS 18001, SA 8000, ISO TS 16949, VDA, RDC 59, FSC, PBQP-H, ISO / IEC 17026 e CENENN -1.16. Atuou como Gerente de Qualidade e Engenharia Industrial em diversas empresas. Experiências Profissionais: Como consultor atuou em diversas áreas como: Saúde, Indústri...