Final de Ano - Chegou o momento da Reflexão

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Chegamos ao último mês do ano. Dezembro marca vários momentos para refletirmos. É época de festas, todos nós estamos nos preparando para o Natal e o Ano Novo e muitas vezes nos esquecemos de algo muito importante: refletirmos dobre os nossos negócios.

Como foi o ano para os negócios?

Conseguimos alcançar todas as metas traçadas?

São perguntas que muitas vezes nos esquecemos de fazer, seja porque empurramos o ano com a barriga ou simplesmente tocamos em frente, no próximo ano já veremos.

É um grande erro, pois nesta época é o momento de prepararmos nossa empresa para que entre no novo ano com objetivos e metas bem traçadas. Tocar uma empresa com objetivos e metas, plano de ações e todos os planejamentos possíveis, faz com que quando cheguemos nesta época de festas, celebremos também o crescimento da nossa empresa.

Queridos amigos, este mês não vou ficar batendo na mesma tecla, dizendo da importância do planejamento, da necessidade de se criar um plano de marketing e de vendas.

Isso tudo você encontra nas outras edições da Revista Marketing [_e_] Vendas, o que quero colocar é que você pense ao menos em criar um plano de ação para o próximo ano. Um plano de ação não tem a necessidade de ser tão detalhado como um planejamento completo, mas poderá dar-lhe um rumo claro para os negócios, de maneira que quando chegue o final do próximo ano, você tenha muito a comemorar e não ficar se lamentando pelas baixas vendas ou redução nos negócios.

Deixo aqui algumas dicas de como montar um plano de ação para que você entre no ano novo com o rumo definido.

PENSAR E REFLETIR

Como foram suas vendas durante o ano? Houve um aumento comparado com o ano anterior? Houve um aumento na lucratividade da sua empresa? Sua carteira de clientes aumentou? E o ambiente interno da sua empresa, está como você gostaria? Você está contente com sua equipe de vendas? Como estão seus concorrentes? Que ações você não conseguiu realizar durante o ano? Que projetos estão em andamentos? O que você quer para sua empresa no ano que vem? Onde você pretende chegar nos próximos três meses? O modelo atual vai ajudá-lo a chegar?
Neste momento são as primeiras perguntas que você deve fazer para você mesmo e refletir friamente com os números do ano em mãos.

MODIFIQUE OS SEUS PENSAMENTOS

Agora, não pense simplesmente em modificar alguns números e tocar em frente com o modelo idêntico, modifique seus pensamentos. Pense que seus concorrentes estão investindo muito em tecnologia, novas equipes de vendas, novas estratégias, produtividade, qualidade e etc. Não fique pensando em como era sua empresa há 10 anos, pense em como você quer que seja daqui a 10 anos. Não tenha medo de ousar, se necessário modifique totalmente sua gestão, não se prenda a modelos arcaicos que há 10 anos funcionavam bem, lembre-se que seus clientes também evoluíram. Você acompanhou esta evolução? Sua equipe de vendas está realmente preparada para enfrentar o mercado? Sua equipe de vendas traz informações estratégicas para dentro da empresa? De que maneira estas informações estão sendo utilizadas para reter mais clientes e gerar novos negócios e oportunidades? Sua empresa está utilizando bem o telefone e a internet para gerar novos negócios?

Tudo isso são reflexões que o verdadeiro empresário deve fazer todo o tempo, mas principalmente quando chega o final do ano, estas reflexões servem para analisar o que foi feito durante todo o ano e também analisar quais ações, que foram planejadas no ano anterior, e que foram realmente cumpridas e quais não foram e por que.

COLOQUE TUDO NO PAPEL

Responda-me com toda a sinceridade do mundo: sua empresa já fez muito planos e, de repente, chega o final do ano e muito do que foi planejado não foi cumprido? Isso é mais comum do que você imagina e existe uma razão para que isso ocorra. A grande maioria dos empresários, traça alguns planos, mas fica só na conversa, não se coloca no papel, então você não tem como avaliar se seus planos estão sendo cumpridos ou não.

Coloque tudo no papel. Qualquer plano de ação deve ser escrito, muito bem escrito e detalhado: O que faremos? Como faremos? Quem fará? Isto só para começar. O que se espera? Qual o prazo para as metas? Quais são as expectativas? Em qual intervalo iremos avaliar o plano: mensal, bimestral ou trimestral?

Tudo isso servirá para você acompanhar durante todo o ano o que está realmente sendo feito e se os resultados estão sendo obtidos.

TUDO DEVE SER MENSURADO

Uma vez definido o seu plano, as ações e os responsáveis, planifique indicadores que irão mostrar a todo o momento o andamento: suas vendas estão dentro do objetivo planejado? Toda a equipe está envolvida? Todos os seus colaboradores conhecem quais são os objetivos da empresa? Lembre-se que as pessoas se comprometem mais, quando possuem conhecimento do que a empresa realmente espera dele, então antes de iniciar o ano, venda o seu plano de ação para todos os funcionários.

O PLANEJAMENTO NUNCA TERMINA

Tendo em mão as ferramentas de mensuração, procure acompanhar se todas as ações estão sendo executadas e quando identificar algum setor que não está obtendo os resultados esperados, não duvide em modificar as ações reescreva o plano, adapte novas ações e procure identificar realmente o porquê o setor não está alcançando as metas. O comprometimento deve ser total.
Está achando tudo muito difícil?

Não desanime, siga em frente e quando os resultados aparecerem você verá que não foi tão difícil assim. Se precisar, não duvide em contatar um bom consultor que poderá ajudá-lo em seus planos.

Pense bem em tudo isso. Conte-me os resultados no final do próximo ano.

Um feliz Natal a todos e muitos negócios no próximo ano.




Marco A. Meira Marco A. Meira  /  Site do autor  /  Administração  / Data: 01/12/2011  / Views: 2.404 / Mais artigos deste colunista

Administrador, especialista em Marketing e Vendas, escritor e palestrante. Diretor da empresa Sign Computer Comunicação e Editor da Revista Digital Marketing & Vendas. Autor dos livros A ARTE DE NEGOCIAR E VENDER e AS CINCO CHAVES PARA UMA PROPAGANDA DE SUCESSO....