Cidadania Organizacional

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Cidadão pode ser definido como sendo um indivíduo que convive em sociedade, respeitando o próximo, cumprindo com suas obrigações e gozando de seus direitos. Todo cidadão tem um conjunto de direitos e deveres que está sujeito em relação à sociedade em que vive. O conceito de cidadania sempre esteve fortemente ligado à noção de direitos, especialmente os direitos políticos.

Uma das maiores preocupações de um gerente é a satisfação de seus colaboradores, pois se eles não estiverem satisfeitos podem ocorrer problemas como: baixa produtividade, poucas habilidades no atendimento de clientes, o colaborador também faltará mais ao trabalho e a rotatividade de pessoal da empresa será muito grande. Quando o colaborador não se sente satisfeito no seu cargo dentro da empresa ele passa a ser vitima também do stress e consequentemente menor satisfação de vida.

Quando o colaborador se sente satisfeito em seu cargo surge o que podemos chamar de Comportamento Organizacional de Cidadania (COC) que desperta sentimentos como conscientização, altruísmo (quando as ações de um indivíduo beneficiam outros), virtude cívica, cortesia e esportividade (bom humor). Um bom cidadão organizacional tem um comportamento como o de uma pessoa que ajuda quando seu colega esta com problema com o computador mesmo fora de sua equipe ou departamento ou quando simplesmente se interessa em ajudar um cliente que pede uma informação por telefone ou preocupa-se com a segurança de seus colegas.

Um estudo realizado na China em 11 empresas revelou que colaboradores que tiveram uma baixa pontuação no Comportamento Organizacional foram os que mais estavam propensos a abandonar o se emprego dos que foram mais bem avaliados neste tipo de comportamento.

Segundo Neuman e KicKul (apud, DuBrin, Andrew J, 2002) as empresas procuram cada vez mais pessoas com Comportamento Organizacional de Cidadania para enfrentar a competitividade global e a necessidade de inovação continua. Para Arménio Rego o bom cidadão organizacional tem ações espontâneas, aquelas que não são obrigatórias e nem recompensadas e contribuem para que as organizações atinjam a sua eficácia organizacional.

As empresas devem encontrar meios de promover a satisfação dos colaboradores como meio de reter talentos e busca de um bom ambiente organizacional. Entre as atitudes que podem promover a cidadania organizacional estão o estilo da liderança exercida pela organização, onde sucesso na relação deve se ao respeito mútuo e confiança entre líder e liderado, a maneira de tratar os colaboradores, se existe justiça nessa relação à carga de trabalho tais como nível de salário, bônus e horário de trabalho além de encontrar meios de encorajar os trabalhadores a participarem ativamente da execução do Plano Estratégico da Empresa.

Quando o colaborador da empresa esta satisfeito com seu trabalho ele se torna mais colaborativo e bem humorado, surgindo o cidadão organizacional que traz para a empresa a inovação e um bom clima, ingredientes indispensáveis para a sustentabilidade e competitividade das organizações.




Pedro Paulo Morales Pedro Paulo Morales  /  Site do autor  /  Comportamento  / Data: 26/09/2012  / Views: 7.629 / Mais artigos deste colunista

Possui graduação em Tecnologia em Gestão de Sistemas Produtivos pela Faculdade de Tecnologia e Aperfeiçoamento Humano -FATENE (2006) , especialização em Controladoria pela Universidade Estadual Vale do Acaraú (2008) e é Técnico em Contabilidade pelo Colégio Carlos de Carvalho. Atualmente reside em Fortaleza e trabalha na área de Gestão Orçamentária e atua também como coordenador de conteúdo do blog Falando de Gestão, é autor do livro Escrevendo...