Critérios para qualificação de fornecedores

Compartilhe

Siga-nos no Twiiter

Qualificação e avaliação é o tema chave dos processos em uma empresa, considerando toda a sua extensão, é primordial que seja avaliado sua entrada e saída, portanto hoje vamos falar de alguns critérios importantes que podem ser utilizados para elaborar um questionário de avaliação de fornecedores.

Entende-se de que quando a empresa é certificada ISO 9001 a mesma deva periodicamente desenvolver uma sistemática de avaliação, portanto utilize um prazo de 12 meses para realização do mesmo, com objetivo de atendimento a esta norma.

Para isto elaborei alguns critérios para que você possa utilizar em seu questionário.

1-     A política e os objetivos da qualidade estão definidos e são conhecidos por toda a empresa?

 

2-     As atividades dos colaboradores estão claras e são conhecidas por todos?

 

3-     Existem procedimentos, instruções de trabalho ou outros documentos que determinam como as atividades devem ser realizadas?

 

4-     Os documentos citados acima estão prontamente disponíveis e são do conhecimento dos colaboradores?

 

5-     São realizadas análises críticas dos pedidos dos clientes, quanto à capacidade de atendê-los?

 

6-     O projeto de novos produtos é controlado e validado, quando ao seu desenvolvimento?

 

7-     São adotados cuidados especiais com fornecedores, quando da realização das compras da empresa?

 

8-     Existe metodologia definida para verificar produtos comprados e/ou serviços prestados por terceiros?

 

9-     Os produtos de sua empresa passam por um sistema de controle de qualidade garantindo sua aplicação?

 

10-  A empresa mantém um sistema de manutenção preventiva e corretiva em suas máquinas e equipamentos?

 

11-  Existe uma sistemática definida para identificar, manusear, embalar, armazenar,  proteger e expedir os  produtos?

 

12-  Os colaboradores que executam atividades que influenciam na qualidade final do produto são devidamente treinados e capacitados?

 

13-  Existe uma sistemática definida para controlar os equipamentos de inspeção, medição e ensaio?

 

14-  Existe sistemática para controle de produto não - conforme?

 

15-  Existe sistemática para controlar ações corretivas e preventivas?

 

16-  A sua empresa possui uma sistemática definida de assistência técnica aos clientes?

 

17-  São utilizados indicadores estatísticos para verificar as tendências qualitativas de seus produtos, bem como de seu processo?

 

18-  Estes indicadores são melhorados continuamente?

 

19-  Estes indicadores são registrados, possibilitando rastrear em caso de não qualidade, bem como são divulgados a toda a organização?

 

Pois bem, estes critérios são apenas exemplos, e podem ser utilizados conforme o escopo de sua certificação, portanto avalie o que de forma é mais relevante para sua avaliação, e aplique a mesma, caso sua empresa não seja certificada, aplique o mesmo método, pois somente desta forma, terás como realizar uma análise critica de sua rede de fornecimento.




Zafenate Desidério Zafenate Desidério  /  Site do autor  /  Qualidade  / Data: 14/10/2009  / Views: 14.902 / Mais artigos deste colunista

Fundador e Editor do Portal Qualidade Brasil, com mais de 10 anos na área de Gestão da Qualidade. Acredita que o maior potencial de transformação na Qualidade é o ser Humano....