O ABC da Qualidade

Compartilhe

Siga-nos no Twiiter

O nosso planeta está em constante transformação, podemos perceber diariamente em nossa vida particular como profissional.


Novas tecnologias são desenvolvidas diariamente, exigindo que nos adaptemos as mesmas, por exemplo,em relação as industrias provocou o aumento da produtividade, além de tornar os métodos analíticos mais sofisticados,  que detectam mínimos problemas de qualidade, portanto mais confiáveis o que melhora a qualidade de vida dos seres humanos, é uma era de automação.


Mas tem o lado negativo onde os dirigentes dos países, autoridades fiscalizadoras e a população devem estar conscientes quanto ao tratamento da poluição, desemprego e a dignidade do ser humano. 


Os pesquisadores através do  marketing das empresas estão emprenhados a dar soluções a problemas que darão grandes lucros as mesmas, entretanto, quando se resolve um problema outros são criados, sendo para isso também pensar em planos de contingência.


A maioria das grandes empresas do planeta diariamente apresentam prejuízos, com reprovações, aprovações com restrição, reprocessos, causados por falta de treinamento dos funcionários, compra de matérias-primas com baixo nível de qualidade, falta de investimento em um sistema que permite salários compatíveis, e um sistema de cargos e salários que dignifique o ser humano, além de respeitar a opinião dos mesmos e serem conscientes de que a qualidade deve ser praticada todos os dias.


Diariamente através da imprensa falada e escrita, vemos automóveis e outros bens de consumo serem recolhidos( recall ), por problemas de qualidade, causando grandes prejuízos a empresas renomadas.


Os grandes executivos e empresários, quando se conscientizarem, verificaram que seus lucros aumentaram, assim como a imagem institucional de suas empresas.


Pacotes caríssimos de ferramentas de qualidade são adquiridos para justificar que a qualidade está sendo aplicada, mas que muitas vezes não funcionam no chão de fábrica.


Devemos voltar nossos olhos para os céus, e refletir sobre a qualidade, e termos a humildade suficiente  para aplicar o simples que chamo o ABC da Qualidade.


O ABC da Qualidade são princípios simples que começa com a educação dos seres humanos, dando-lhes todas as instruções para que evoluam com dignidade, e façam suas empresas também evoluírem.


Como percebemos o ser humano é a peça mais importante da Qualidade, e a Qualidade é um sentimento, deve ser aplicada com emoção todos os minutos, todos os dias.





Darcio Calligaris Darcio Calligaris  /   /  Qualidade  / Data: 06/12/2010  / Views: 5.997 / Mais artigos deste colunista

Farmacêutico-Bioquímico, Universidade de São Paulo, mais de 30 anos de experiência em gerência em Industria Farmacêutica, em especial a Desenvolvimento Farmacotécnico, Consultor da N55, Professor Universitário, mais de 50 cursos empresariais sobre desenvolvimento e qualidade ministrados, autor de livro sobre Farmacotécnica....