Direito Concedido aos Trabalhadores

O PIS é um Abono salarial concedido aos trabalhadores. Em 2019, o valor será de um salário mínimo, R$ 954,00, porém, a partir das novas normas, quem for receber o PIS em 2016, referente a 2019, terá um valor reduzido, proporcional ao tempo trabalhado.

Quem tem direito de receber o PIS 2019 são os trabalhadores cadastrados nele há, no mínimo, cinco anos; que receberam, em média, no máximo dois salários mínimos durante o ano de 2014 e que tiveram carteira assinada ou nomeação para cargo público por, pelo menos, 30 dias, consecutivos ou não, em 2014.

Além disso, para receber o PIS, também é importante ter sido informado na Relação Anual de Informações Sociais e encaminhado ao Ministério do Trabalho, tarefa que cabe ao empregador. Se você preenche esses requisitos, poderá sacar o seu PIS. Para receber o PIS no ano que vem, referente a 2019, mais uma mudança: só vai ter direito quem tiver trabalhado com carteira assinada por pelo menos seis meses contínuos nesse ano.

Tabela de Pagamento

O pagamento do PIS referente ao ano de 2019 começa na segunda metade de julho desse ano e vai até o mês de junho de 2016. Normalmente, quem nasce entre julho e setembro recebe a partir de julho; de outubro a dezembro, a partir de agosto; de janeiro a março, a partir de setembro e de abril a junho, a partir de outubro. Quem tem conta na Caixa Econômica Federal, tem um calendário diferente. Para conferir a data de seu pagamento, confira a tabela do PIS.

Como Sacar o PIS 2019

Para sacar o valor do PIS, existem três formas: na conta bancária, no caso dos trabalhadores que já possuam conta na Caixa ou no Banco do Brasil; na folha de pagamento, quando a empresa tem convênio com o PIS e; e por meio de saque na Caixa – lembrando que, para sacar o PIS nos caixas da Caixa Econômica Federal, é preciso levar um documento de identificação, número do PIS e CTPS.

Resumidamente, quem recebe o PIS esse ano, segue as regras antigas, mas, a partir do ano que vem, entram em vigor as novas normas que alteram o valor do benefício e quem tem direito a ele. Verifique o calendário de pagamentos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *