APQP - Planejamento Avançado da Qualidade do Produto

Publicado em: 20/11/2012


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O Planejamento Avançado da Qualidade do Produto é conhecida como uma ferramenta da qualidade automotiva, com foco nos inúmeros estágios de desenvolvimento de um produto.

Apresenta requisitos designados para a produção de um plano da Qualidade do produto, que ofereça suporte ao desenvolvimento de um produto ou serviço que resulta na satisfação do cliente final.

Benefícios do APQP

  • Redução na complexidade do planejamento da Qualidade do produto para o cliente e organizações;
  • Um meio para as organizações comunicarem de forma fácil os requisitos do planejamento da Qualidade do produto e  fornecedores.

Abaixo um exemplo clássico de um desenvolvimento de projeto sem planejamento adequado.

O principal objetivo do ciclo de Planejamento da Qualidade do Produto é:

Planejamento avançado:

Os primeiros três quartos do ciclo são desenvolvidos para o planejamento prévio da Qualidade do produto através da validação do produto ou processo.

Implementação:

O últimos quarto é o estágio em que a importância da avaliação dos resultados tem duas funções que são determinar se o cliente está satisfeito e a prestação de suporte em busca pela melhoria continua.

Ciclo APQP

 

 

Fases do APQ

  • Planejamento;
  • Verificação do produto;
  • Verificação do projeto;
  • Validação do produto;
  • Feedback;

 

 

 

 

 

 

 

Para apresentar as fases deste planejamento, vou detalhar de forma resumida cada item para o seu melhor entendimento.

Planejamento
  • Determinação das necessidades do cliente;
  • Planejamento de um programa da Qualidade.
Verificação do projeto e desenvolvimento do produto
  • Desenvolver especificações do projeto;
  • Revisão crítica dos requísitos;
  • Levantamento de problemas potencias no processo de manufatura
Verificação do projeto e desenvolvimento do projeto
  • Desenvolvimento de um sistema de produção eficiente.
Validação do produto e processo
  • Validar todos os processos de manufatura;
  • Garantir as expectativas do cliente;
Feedback , avaliação e ação corretiva
  • Melhoria contínua e satisfação do cliente.

Abaixo apresento um exemplo da matriz de responsabilidade que você pode aplicar durante a implementação do APQP.

Matriz de responsabilidades

O processo APQP requer o atendimento de um fluxo orientado para sua boa funcionalidade com o objetivo de seus resultados, abaixo relacionei alguns itens resumidos para que possamos entender suas etapas.

Organização de equipe
  • Definição de uma equipe multifuncional para assegurar o planejamento efetivo da Qualidade do produto, devendo incluir representantes de diferentes funções tais como engenharia, qualidade, recursos humanos,vendas entre outros.
Definir abrangência
  • Seleção de um líder da equipe do projeto;
  • Definição de responsabilidades;
  • Identificação dos clientes internos e externos;
  • Definição dos requisitos do cliente;
  • Avaliar viabilidade do projeto, desempenho e o processo de manufatura;
  • Determinação de suporte;
  • Identificação do processo e método de documentação.
Equipe de projeto
  • A equipe deste projeto deve estabelecer um meio de comunicação eficiente entre cliente e empresa;
  • Envolvimento do cliente e organização
  • O cliente principal pode iniciar o processo de planejamento da Qualidade com a organização;
  • A organização tem como obrigação estabelecer um equipe para gerenciamento;
  • A organização deve esperar o mesmo desempenho de seus fornecedores.

Bom, por enquanto vamos ficar por aqui, pois este tema é um pouco extenso para um único artigo,mas estarei retornando com este mesmo tema em um novo artigo, espero ter esclarecido algumas dúvidas sobre o mesmo com este resumo ao qual apresentei em um projeto onde participei no ano de 2009.

Lembro que o mais interessante é que um projeto baseado no APQP mesmo requerendo envolvimento e tempo, temos ótimos resultados.

Por: Zafenate Desidério