Folhas de Verificação: Ferramenta Para Coleta e Análise de Dados

Publicado em: 11/04/2012


Compartilhe

A folha de verificação é o meio mais utilizado para coleta de dados, onde você pode determinar diferentes formatos de coleta. Pense que em seu processo, você conseguirá com o preenchimento destas folhas encontrar e controlar efeitos gerado por este processo.
Para a folha abaixo conseguimos identificar em qual lote houve registro de algum comportamento controlado. (Folha lote)

A folha de verificação é o meio mais utilizado para coleta de dados, onde você pode determinar diferentes formatos de coleta.

Com a sua aplicação você realiza coleta de dados necessários para análise e posterior tomada de ação conforme necessidade, ou até mesmo podemos utilizar esta ferramenta para simples análise de um comportamento e suas variabilidades. 

Para a folha abaixo conseguimos identificar em qual lote houve registro de algum comportamento controlado através de uma tebla formatada para um especifica necessidade.

IDENTIFICAÇÃO POR LOTE

Modelo Folha de verificação

Neste outro modelo identificamos a quantidade de cada característica encontrado em cada lote, facilitando o controle e a rastreabilidade deste comportamento.

QUANTIFICAÇÃO POR LOTE

Modelo Folha de verificação

O ideal é você avaliar a real necessidade destas folhas para melhor controle e adequação, garantindo uma Gestão objetiva, sem criar modelos sem uma função adequada.

 Para este modelo abaixo de folha de verificação utilizei a classificação através de dois critérios, onde podemos controlar um processo de forma simples porém constante através de padronização.

Neste modelo podemos identificar o status de cada lote, quantificando sua aprovação ou rejeição, note que através de uma tabela simples, criamos 3 fatores importantes.

  1. Registro de  total de peças produzido;
  2. Registro de  total de peças aprovado;
  3. Registro de total de peças rejeitadas.
REGISTROS DE STATUS

Modelo Folha de verificação

Utilizar estas folhas de verificação criadas através de planilhas auxilia na avaliação e no controle de comportamentos de cada processo controlado.

Dica: Não existe um padrão de folhas de verificação, e sim uma necessidade de controle onde a mesma é utilizada. Você deve utilizar sua criatividade na elaboração destes registros e claro não se esqueça de armazenar estes com o controle de registros, pois o que gera de fato a rastreabilidade é a possibilidade de controlar estes dados dentro de um período.

 


Abaixo recomendo alguns e-book´s onde você poderá encontrar conteúdo simples e didático. Juntamente você recebe diversos modelos de planilhas prontas para aplicação conforme o tema abordado pelo e-book escolhido.

 E-book Masp - Aplicando na prática
 E-book Formulários para ISO 9001
 E-book As 7 Ferramentas da Qualidade
 E-book Indicadores de Gestão