O ABC das resoluções de problemas

Publicado em: 24/05/2012


Compartilhe

Durante nossa estadia no planeta terra temos sempre que resolver problemas, muitas vezes os problemas simples nos os tornamos complexos, outras vezes resolvemos problemas simples e complexos por intuição, ou as vezes "chutamos", isto é, porque não conseguimos encontrar o caminho para a solução e assim por diante. 
 
Creio que muitos já sabem ,mas vou mostrar uma forma para resolver problemas, ela existe em livros especializados e é ensinada em muitos cursos ,tente aplicá-la e adaptá-la para a sua forma de raciocinar   e analise o resultado ,pode ser que melhore seu desempenho, tanto na sua vida particular como profissional.
 
PROCEDIMENTO PARA A RESOLUÇÃO DE UM PROBLEMA  
 
1)    DEFINIÇÃO DO PROBLEMA:

Imagine que você deseja ir do "estado A" para o"estado B ", então : Faça a análise do problema ,descreva o problema,faça uma especificação detalhada das características do problema ,restrições,critérios, seus pesos relativos e limite  de tempo.    
 
2)    BUSCA DE ALTERNATIVAS:

Envolve a busca de soluções alternativas ,e métodos diferentes de realizar a transformação do "estado A"  para o  "estado B".Este processo é caracterizado pela investigação,pela síntese ,por diversas idéias criadoras e por um   elemento de chance. 
 
Estude as condições,causas e efeitos relacionados com o problema e esboce as possíveis soluções. 
Recomenda-se a cada caso a atitude a  ser tomada. 
 
3)    AVALIAÇÃO DAS ALTERNATIVAS :

Escolha as melhores  alternativas baseada nos critérios estabelecidos ,faça o delineamento das especificações e características de desempenho dos métodos escolhidos   e prepare-as para decisão.

4)    DECISÃO :

Escolha da melhor alternativa . 
 
5)    ACOMPANHAMENTO:

Acompanhe e perto a aplicação da melhor alternativa para estar certo de que esta atitude foi tomada. 
Verifique os resultados para assegurar-se de que o problema foi eliminado ou o problema resolvido.  
 
Exercício: 
Faça um exercício divertido, suponha o problema : você tem mais de um(a) namorada(o) e deseja se  casar com uma delas(es). 
 
Primeiro passo :

Faça as especificações da mulher ou homem ideal que desejará ter como companheiro durante toda vida. 
 
Continue sua análise, avalie as alternativas e chegue a melhor alternativa que é sua decisão na escolha do seu " príncipe encantado"  Após o casamento com o "principe" escolhido,  acompanhe para ver se sua decisão foi a correta.
 
Lembre-se que sempre que você eliminar um problema pode estar criando outro,tente evitar isso.  

Cordiais Saudações,

Darcio Calligaris

Farmacêutico-Bioquímico, Universidade de São Paulo, mais de 30 anos de experiência em gerência em Industria Farmacêutica