Modelo de Pesquisa de satisfação de cliente, grátis

Publicado em: 15/12/2010


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Pois bem, neste ano de 2010 muitas empresas concluiram sua pesquisa de satisfação com objetivo de de ouvir o cliente, mas lembre-se que além de sua dedicação ao cliente de forma diária, você deve realizar esta pesquisa de satisfação em tempo adequado ao seu negocio, para isso claro, você poderá utilizar o modelo em anexo para download, mas nesta pesquisa além de alguns critérios de avaliação você poderá identificar talvez seus concorrentes,seus pontos negativos e positivos.

Não poderemos considerar que uma pesquisa de satisfação é a solução de um problema. E sim que a mesma nos ajuda a entender como o cliente enxerga nosso atendimento, produto e serviço, mas nunca abuse na forma de questionar e solicitar esta opiniões, muitas vezes a pesquisa enviada por e-mail o seu retorno acaba sendo baixo, então que tal enviar ao seu cliente acompanhado de quem sabe um cartão agradecendo sua parceria.

Já conheci empresas que utilizaram textos magníficos para apresentar esta pesquisa, o que de fato envolve o cliente e ajuda no retorno desta pesquisa, não faça a mesma por envio de mala direta, esta pesquisa deve ser encarada de forma séria a ponto de nunca a mesma passar de mão em mão até a pessoa que de fato deve responder.

Sabemos que a pesquisa de satisfação é a ferramenta mais importante que tempos para identificar pontos de melhoria nas empresas, mas porém não pense que o cliente sempre indica, ele quer mesmo é ver até onde o seu envolvimento e potencial pode ser levado a sério, então, para cada necessidade de ação, envie um relatório onde você identifica e descrimina as ações tomadas.

Neste modelo relacionei apenas alguns critérios, mas ao mesmo tempo acabei relacionando demais itens para completar a visão do cliente e o mesmo indicar seu diferencial positivo e negativo com relação aos demais concorrentes.

Procure ouvir seu cliente com mais frequencia, não seja apenas um vendedor de balcão, que somente atende no ato da venda, seja um representante de sua empresa, ao qual o cliente estará sempre conectado, pois a conexão entre a satisfação do cliente e o crescimento de seus negócios são de fato um via de mão de dupla.

Faça além de uma pesquisa, seja presente nas tomadas de ações, vá até o seu cliente e ouça pessoalmente o que ele quer e o que o mesmo espera de você, existem exemplos de empresas americas, que o diretor de grandes multinacionais eram os responsáveis pela pesquisa de satisfação e na tomada de ações em grupo,isso demonstra a seriedade de como é levado a sério a visão do cliente.

Boa sorte e sua pesquisa e muito suce$$o !!

Clique para baixar o modelo de formulário pesquisa de satisfação de cliente

 


 

Autor: Zafenate P. Desidério ( Idealizador e editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil)