Porque realizar um pesquisa de satisfação de cliente

Publicado em: 23/04/2013


Compartilhe

A pesquisa de satisfação de cliente é considerada uma prática de avaliação sobre o nível de satisfação, relacionado a diversos fatores, tais como.

  • Atendimento;
  • Prazo de entrega;
  • Custo;
  • Matéria Prima;
  • Qualidade final do produto.

Com estes parâmetros, podemos realizar uma pesquisa através de diversos formatos.

  • E-mail
  • Formulários em site institucional
  • Formulários
  • Visita ao cliente

Através do retorno do cliente, realizamos uma análise que poderá ser positiva ou negativa, dependendo do retorno ou média de todos os cliente analisados, porém sempre considerando que o cliente deverá ser ouvido como um todo, podendo adicionar perguntas objetivas relacionados ao desempenho da empresa como fornecedor, buscando entender mais a fundo o que o cliente espera do produto ou serviço.

Satisfação do cliente

A empresa fornecedora deverá ter como meta em seu escopo de prestação de serviço ou fornecimento de produto, critérios que elevem seu desempenho organizacional com relação ao cliente, sendo eles.

  • Atender uma necessidade especifica como solução;
  • Garantir a satisfação do cliente;
  • Assegurar a realização de suporte quando necessário.

Com estas três indicações podemos afirmar que a empresa tem de fato uma visão voltada ao cliente, onde através de uma pesquisa de satisfação medimos este nível de retorno.

Portanto a pesquisa de satisfação deve ter os moldes que a empresa atua, não seguindo um padrão universal, deve-se considerar as principais características que resultam em uma garantia da Qualidade, tendo no cliente o principal resultado deste trabalho e a empresa a principal agente de trasnformação.

 

Zafenate Desidério


Zafenate Desidério - Site do autor


Editor de conteúdo do Portal Qualidade Brasil; Profissional na área da Gestão da Qualidade e administração.