Produtividade ou Qualidade?

Publicado em: 02/05/2011


Compartilhe

Há tempos venho conversando com amigos sobre produtividade e Qualidade, e sempre fica a pergunta, o porquê da produtividade em algumas situações esta na contra mão da Qualidade e vice versa, ou seja, produzir em quantidade nem sempre gera produtos ou serviços de Qualidade, e controle a nem sempre é Qualidade ou é geradora da mesma.

Na realidade a produção deve ser um reflexo da Qualidade, e nunca pensar que a produtividade é apenas produzir, pense como seria um carro desgovernado sem a sua qualidade na atenção e na direção deste mesmo, algo sairia errado.

Em um processo de produção sempre se tem a ideia de que controles e procedimentos geram perda de tempos e também nunca são adequados, porém a Qualidade em sua essência é o fator predominante para o sucesso desta produção, seguir parâmetros já muito conhecidos, como planejar, analisar e checar é sempre ter a melhoria em nossas mãos.

Unicamente a Qualidade e produtividade devem ser vistos como parceiros, união e resultados tornam o ambiente de trabalho muito mais saudável do que aquelas dúvidas sobre ações e metas.

Mas porque a produção em quantidade sempre gera rejeição?

Conheço inúmeras empresas com processos controlados em seu todo, mas a Qualidade deve ser a orientação e cultura dentro de cada organização, rejeição é resultado de algo errado, não pense que o setor Qualidade deve estar preparado para tudo, e sim o resultado da união produção + Qualidade é menos rejeição, controlar é preciso e procedimentos são base de uma padronização e melhoria constante.

Porque tantos controles, já conheço meu processo!

Tá certo que preencher papelada e ficar descrevendo o porque disso é um pouco incomodo, mas este processo de controle é fator importante para Gestão de resultados, como saber se houve melhoria, se não existem dados? Como saber se houve resultados se não houve ação baseada em controle?

Minha empresa tem a cultura de produzir para depois avaliar, como mudar?

Ainda existem empresas que perdem muito na falta de acompanhamento e controle da produção, mas onde fica o lucro desta empresa? O lucro desta empresa normalmente é absorvido na constante troca de pessoas, retrabalhos e porque não dizer na sucata de produção, mudar para processos mapeados e cultura do controle da Qualidade é com certeza o melhor caminho, siga a constante melhoria através de trabalho em grupo, onde os passos abaixo já são um bom começo, não exatamente nesta ordem.

  1. Medir cada processo, indicando suas perdas;
  2. Criar grupos de melhoria de processo;
  3. Planejar ações baseadas nas necessidades destes números;
  4. Agir nas ações sempre em grupo, compartilhando os resultados;
  5. Trabalhar em equipe é o mais indicado, hoje e sempre;
  6. Reconhecer o trabalho do grupo e não apenas do individuo.
  7. Capacitar a equipe;
  8. Promover a Qualidade através de treinamentos;
  9. Promover seus processos através  de resultados.

 

Por fim, a pergunta que fica.

Qualidade é?

Qualidade é um termo com diversas definições, porém para o contexto produtivo temos a exemplo "conformidade com as exigências dos clientes", "relação custo/benefício", "adequação ao uso", "valor agregado, que produtos similares não possuem"; "fazer certo à primeira vez"; "produtos e/ou serviços com efetividade". Enfim, o termo é geralmente empregado para significar "excelência" de um produto ou serviço.

Existem diversas razões para você mudar a cultura de sua empresa, não perca tempo e pense nas ações unindo produtividade e Qualidade, pois os ganhos serão muitos.

Participe na busca pela transformação cultural de sua empresa na busca pela excelência e claro, medir e controlar são fatores importantes, mas acima de tudo ação efetiva é o que transforma, unir produção e Qualidade é o maior importante, pense que a Qualidade é o fator de excelência e produção é a capacidade de se realizar algo, unindo os dois, se tem a CAPACIDADE DE REALIZAR ALGO COM EXCELÊNCIA.

Deixe seu comentário, sobre o que você pensa disso!

Sucessos!

Zafenate P. Desidério

Idealizador/Fundador e editor de Conteúdo

Linkedin